A Petrobras anunciou que irá reajustar o preço da gasolina para as distribuidoras a partir desta sexta-feira, 29. Segundo a estatal, o aumento será de R$ 0,48 por litro, mas haverá um desconto de R$ 0,44 por litro por meio da subvenção econômica criada pelo governo federal nesta semana.
Com isso, o preço da gasolina A nas refinarias passará de R$ 2,57 para R$ 2,61 por litro, representando um aumento de 1,5%.
De acordo com a Petrobras, o impacto para o consumidor final deve ser de até R$ 0,03 por litro na gasolina comum vendida nos postos, já que o combustível comercializado é composto por 70% de gasolina A e 30% de etanol anidro.
Em nota, a estatal afirmou que a parcela da Petrobras no preço final da gasolina passará de R$ 1,80 para R$ 1,83 por litro.
“Para o consumidor, a parcela da Petrobras na composição do preço final passará dos atuais R$ 1,80 para R$ 1,83 por litro, um aumento residual de no máximo R$ 0,03 a cada litro de gasolina C vendida nas bombas. Este valor é 27,6% menor do que o preço praticado em 31/12/2022”, informou a companhia.
O Governo Federal publicou, na noite de segunda-feira, 25, um decreto que estabelece um subsídio de R$ 0,44 por litro para produtores e importadores de combustíveis derivados do petróleo. A medida terá duração de dois meses e o pagamento será realizado por meio da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Conforme o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União, o objetivo é reduzir os impactos da alta internacional do petróleo provocada pelo agravamento do conflito no Oriente Médio.
A medida regulamenta a medida provisória assinada no último dia 13 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ministro do Planejamento e Orçamento, Bruno Moretti, o mecanismo busca reduzir possíveis aumentos nos preços dos combustíveis.
“Na prática, trata-se de uma compensação sobre os tributos pagos pelas produtoras e importadoras, alinhada ao compromisso de neutralidade fiscal”, afirmou.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil